Biografia

Gaúcha, nascida em Rio Grande – RS, Francine Piaia ficou famosa depois de sua participação na nona edição do Big Brother Brasil, em 2009, quando conquistou a 3ª colocação e uma legião de fãs.

Formada em Rádio e Televisão, Fran, desde os 12 anos de idade se encantou pelo mundo das misses e concursos de beleza e durante anos participou de várias competições em Panambi – RS, cidade onde passou sua infância e adolescência, e outros municípios próximos. Ganhou títulos de miss Simpatia, rainha do Comércio, entre outros.

Aos 21 anos, Francine foi morar sozinha em São Bernardo do Campo –SP. Lá, cursou a faculdade de Rádio e Televisão e continuou participando de concursos de beleza. Em 2008, foi eleita Miss ABCD, conquistou também o título de miss Simpatia no mesmo concurso e participou do Miss Estado de São Paulo. Nesta época, trabalhava como professora de modelos infantis.

Desde que saiu do BBB, Francine já atuou como repórter e apresentadora, no programa Diz Aí pra Fran, do site Te Contei, e no programa Internet-se, que foi ao ar na Rede TV durante 16 domingos, em 2010. Também iniciou sua carreira de atriz, no teatro, com a peça “O que é que a viúva tem?”. No espetáculo, Fran mostra sua veia cômica, que a consagrou dentro do BBB. Em 2011, estreou a peça A Comédia do Riso, com o Grupo de Teatro Amigarte. A peça esteve em cartaz no Teatro Henrique Brieba, no Rio, em agosto. Em outubro, se apresentou na Pousada Suarez, em Penedo. Em novembro, na Lona Cultural de Realengo. E continuará percorrendo espaços culturais no Rio e em outras cidades. A próxima empreitada de Francine no teatro será o musical Reino da Gataria, que estreia em fevereiro de 2012.

Em 2009 e 2010 esteve entre as 100 mais da Vip, com a 12ª e 18ª colocação, respectivamente. Em 2011, se manteve na lista, em 74º lugar. Esse seu lado sensual Francine mostrou na Playboy de junho de 2009, clicada por Maurício Nahas. Seu ensaio lhe rendeu depois a capa da Playboy Mundo daquele ano e das Playboys da Argentina, Hungria e Grécia. Outras revistas com capas estampadas por Francine foram: Quem, Casamentos e Noivas, Dietas e Sucos, Plástica e Beleza, Contemporãnea, Básica, Maquiagem & Penteados e Beleza Total.

Também fez um ensaio para o site Paparazzo, clicada pelo fotógrafo Felipe Lessa. Além disso, fez diversos outros ensaios como Carmem Miranda, Michael Jackson, a personagem Jessica Rabbtt, do filme Uma cilada para Roger Rabbit, e a personagem Holly Golightly, conhecida como bonequinha de luxo e interpretada por Audrey Hepburn. Nesses ensaios, Fran mostrou toda sua capacidade de transformação.

Uma de suas principais características é a generosidade demonstrada através das diversas campanhas e eventos beneficentes dos quais participa. Fran tem uma parceria estreita com a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Teresa, a CACCST, instituição que abriga crianças com câncer e oferece apoio às famílias.

Outra área de atuação de Francine é como empresária. Em 2009, lançou a linha Fran Fofura, de papelaria, com lápis, cadernos, agendas, molesquim e scrapbook, ilustrada com sua personagem Franzinha e os mascotes Francis e Frank. Também foram produzidas almofadas, bolsas, canecas e camisas e o blog infantil O Mundo de Fran Fofura.

Francine lançou, em outubro de 2011, sua griffe de roupas femininas, a Petite Française, com loja de fábrica e show room no Terminal Menezes Côrtes, no centro do Rio de Janeiro. Seus planos são abrir franquias pelo Brasil.

Retirado do site Francine Piaia.
Entrevista Site iCity "Francine Piaia muito além do BBB!"
Francine Piaia, também conhecida como Fran, foi uma das finalistas da edição do BBB 9 e também uma das figuras mais carismáticas que passaram pela casa mais vigiada do Brasil.

A maior prova disto são seus fãs que a acompanham por todo o país. Seja em qualquer evento, lançamento de revistas, blogs, sites, entrevistas, lá estará um enorme grupo de pessoas querendo autógrafos e fotos ao lado de Fran.

Nesta entrevista ao iCity, a gaúcha Francine conta como veio parar em São Paulo e as atividades que ela mais gosta de fazer na maior cidade do país. Revela seu estilo caseiro e a irreverência característica. Confira!

iCity - Como é a sua história de vida com a cidade São Paulo?
Francine - Cheguei no Estado de São Paulo em 2005 para fazer faculdade. Fui morar em São Bernardo do Campo e estudei na Universidade Bandeirantes, onde me formei em Rádio e Televisão. No período em que morei em São Bernardo, trabalhava como professora de modelos infantis. Durante um tempo, morei em república e depois passei a dividir um apartamento com uma amiga. Foi uma época de muita luta, mas as lembranças que tenho são maravilhosas, pois consegui me formar aqui.

iCity - Quais são os pontos fortes da cidade de São Paulo? Por quê?
Francine - A noite paulista, a gastronomia e a cultura são os pontos fortes de São Paulo. A noite porque é muito animada e tem atrações para todos os gostos. A gastronomia também é bem diversificada e tem o forte das massas e a cultura porque está no DNA da cidade. São Paulo respira cultura.

iCity - A Francine não aparece muito nas baladas. A Fran é uma pessoa caseira?
Francine - Sim, sou caseira. Mas, curto a noite também, sem exageros. Gosto de dançar, de sair com amigos, enfim... Um pouco de tudo é sempre bom. Mas, minha preferência mesmo é ficar em casa.

iCity - Quais são suas atividades favoritas na cidade de São Paulo? Por quê?
Francine - Adoro bater perna nos shoppings para ver vitrines e as tendências da moda, gosto muito de ir ao cinema e de sair para jantar. São os programas que mais curto fazer, porque me divertem e me distraem.

iCity - Quais são suas reclamações sobre a cidade de São Paulo?
Francine - A única que tenho é o trânsito paulista. É um caos o trânsito desta cidade.

Agora um "ping-pong" com respostas curtas e diretas.

Um lugar para descansar: O lar, sempre.
Um restaurante: Churrascaria Fogo de Chão
Um cinema: Do Shopping Iguatemi
Uma casa de show: Clube das Mulheres (risos)
Um trabalho social: Em asilos e instituições de ajuda a crianças. Ajudar faz mais bem para quem ajuda do que para quem é ajudado. Sempre dediquei parte do meu tempo para trabalhos voluntários. Isso me faz crescer muito como pessoa.
Um bar: Bar Brahma
Um prato preferido: Churrasco e massa.
Um lugar chato: A delegacia (risos)... Brincadeira! A rodoviária.
Uma via pública sempre congestionada: Marginal Pinheiros.
Um momento inesquecível em São Paulo: Minha formatura.
Um lugar para praticar esportes: Ibirapuera.
Um lugar que precisa melhorar a segurança: O centro, próximo à Praça da República.
Um ótimo lugar para ir com a família: Ibirapuera também, em dia de sol. Nos dias de chuva, os shoppings, museus, como o de Arte Moderna, o da Língua Portuguesa e o Memorial do Imigrante.
Um local cultural: Os teatros de São Paulo e a Bienal do Livro.
Uma padaria: Bela Paulista.
Uma lanchonete: Big X Picanha.
Um serviço que falta em São Paulo: Homens solteiros (risos). São Paulo está precisando de uma boa agência de namoro para minhas amigas solteiras.

Por Marcel Agarie

Retirado do site iCity.

 
Designer Nathalia Finoquio